Nove Núcleos Setoriais, vinculados à ACIT, foram contemplados com recursos do Programa Empreender para Crescer 2019, que serão repassados pela cooperativa de crédito Sicoob Meridional. Realizado em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo, este ano houve ampliação do programa em relação a 2018, beneficiando mais dois núcleos.
Serão beneficiados os Núcleos Setoriais de Academias, Agropecuárias e Pet Shop, Comunicação Visual, Inovação, de Indústrias de Confecções, Marcenarias e Estofarias, Transportadoras, Metalúrgica e de Mecânicas. A cooperativa de crédito vai disponibilizar R$ 27 mil, destinando o valor de R$ 3 mil para cada um.
A definição ocorreu na tarde de quarta-feira (24), após análise de todos os projetos inscritos, por uma comissão, composta pela presidente do Sicoob Meridional, Solange Martins, pela consultora do Sebrae, Deborah Steiner Dias, pelo diretor da Acit, Jefferson Paulo Martins, e pelo presidente do Conselho do Jovem Empreendedor, Douglas Césaro.
Projetos
O Núcleo Setorial de Academias pretende promover treinamento para gestores das empresas, com renomado instrutor, nas áreas de gestão, planejamento e controle financeiro, recepção, atendimento, marketing, entre outros temas.
O projeto do Núcleo de Agropecuárias e Pet Shops é fazer uma visita técnica à Feira Internacional de produtos e serviços para linha pet e veterinária, a Pet South América, em São Paulo, em agosto. O objetivo é obter mais conhecimentos e verificar novidades para poder inovar nos serviços oferecidos pelas empresas nucleadas.
Na mesma linha, o Núcleo Setorial de Comunicação Visual pretende realizar visita técnica à Feira Futureprint e em duas grandes empresas, em São Paulo, em julho. Com 28 anos de história, é considerada a maior feira de materiais e equipamentos de comunicação visual. O grupo pretende conhecer novas tecnologias, equipamentos e insumos para trazer inovações aos negócios.
O Núcleo Setorial de Indústrias de Confecções realizará visitas técnicas a indústrias na região de Cianorte e Maringá, para buscar informações em técnicas de produção, gestão, mercado, bem como estreitar o relacionamento empresarial.
Referência
Já o Núcleo Setorial de Inovação pretende visitar e conhecer o Ecossistema de Inovação em Londrina, cidade considerada referência no estado e até em âmbito nacional no setor de inovação e tecnologia. Com a sinergia entre os atores de inovação, poder público, universidades, empresas, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, entre outros, o setor tem crescido de forma semelhante aos países altamente desenvolvidos.
O Núcleo de Marcenarias e Estofarias também promoverá visitas técnicas a três empresas do setor moveleiro, consideradas referências em Santa Catarina, nas cidades de Xaxim e Anchieta. A intenção é agregar conhecimentos em tecnologia e expertise nos processos de produção e organização das empresas nucleadas.
O Núcleo Setorial de Mecânicas realizará visita técnica à Itaipu Binacional, com objetivo de conhecer o projeto do Veículo Elétrico. O propósito é buscar informações técnicas, procedimentos de manutenção e reparação, visando aprimorar os conhecimentos e oferecer serviços para este tipo de veículo.
O Núcleo Setorial de Metalúrgicas promoverá capacitação visando o desenvolvimento das competências de gestão e melhoria nos processos empresariais. Serão realizados treinamentos, divididos em módulos, nas áreas de planejamento estratégico, liderança, contratação de pessoal, gestão, entre outras.
O Núcleo Setorial de Transportadoras programou visita técnica ao 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran), em São Paulo, em outubro. O objetivo é buscar conhecimentos, visando melhorar a gestão das empresas, ampliar os contatos em busca de futuras parcerias, entre outros aspectos.
| Fotos: Divulgação |