Como o cliente faz a avaliação da sua competência técnica antes do primeiro contato?
Os serviços do mercado veterinário são imateriais e abstratos. O cliente só consegue avaliar os seus serviços com resultados obtidos após o tratamento do seu animal, na maioria das vezes, muito tempo depois da consulta inicial. Por isso, é através de fatores subjetivos, como a sua apresentação física e a da sua equipe, a apresentação do espaço físico do seu consultório ou clínica, dos preços praticados por você e da sua comunicação que você vai se destacar.
Para tangibilizar os seus serviços de forma positiva, agregando valor na percepção do cliente, fique atento:
1. Tenha cuidado especial com as suas roupas, sapatos, cabelos, barba e bigode, se for o caso. O ideal é que tenha um espelho no seu consultório ou clínica que permita a você se ver de corpo inteiro, por frente e por trás. Faça o exame minucioso da sua aparência antes de se apresentar a um cliente. Peça que sua equipe faça o mesmo;
2. A sua forma de se comunicar com os clientes e com o seus auxiliares na frente deles. Usar gírias, piadas e um vocabulário inadequado e excessivamente informal contará pontos contra você. Espera-se de um profissional do mercado veterinário uma postura mais conservadora;
3. A apresentação do espaço físico do seu consultório ou clínica deve ser perfeita. Ele deve ser rigorosamente limpo e organizado. Espaços desorganizados desagregam valor na percepção do cliente. Cuidado com pinturas mal cuidadas nas paredes, fios aparecendo, mau cheiro e equipamentos mal conservados;
4. Aos preços praticados. Preços muito baixos para um determinado público-alvo podem passar a percepção de serviços de baixa qualidade. O preço deve estar ajustado para a realidade do cliente que você atende para gerar a percepção correta;
5. Ao material de comunicação. A qualidade dos seus serviços é também avaliada em função da papelaria que utiliza, isso é, do cartão de visitas, receituário, envelope e papel de carta.
Para ter sucesso profissional é necessário que você seja bom na técnica. É necessário, mas não é suficiente. No mercado veterinário, tem sucesso aquele que inspira credibilidade. É fundamental que você seja bom também na percepção gerada no cliente.
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